A Identidade Online

Se há algo inescapável, é a necessidade humana de vida em sociedade. É através da sociedade e em confronto com ela que, desde crianças, formamos a nossa identidade; nela assimilamos os nossos valores morais e questionamos os daqueles que nos rodeiam. Somos, de facto, o animal social, que criou e foi criado pela comunidade em que habita. Contudo, é também verdade que esta tem por base um conjunto de ideias preconcebidas, as quais podem provocar em alguns de nós uma sensação de deslocamento, resultando na separação do indivíduo e sociedade.

Os avatares e as comunidades online surgem, então, como autênticas máscaras que nos permitem viver uma sociedade à qual nos adaptamos com mais facilidade. As razões para tal podem ser várias: uma deficiência física que é superada através de um personagem equiparável a personagens guerreiras míticas; uma tentativa de auto-expressão que, por receio de inadaptação, é dificultada no mundo real; a busca por um universo extraordinário onde somos mais que humanos. Em suma, uma busca de transcendência; busca esta geralmente focada na participação em MMORPG, jogos online frequentados por múltiplos indivíduos em locais vários, porém conectados em simultâneo.

De certa forma, estas comunidades funcionam quase como o jogo do faz de conta. Fazem lembrar uma espécie de parques infantis nos quais podemos experimentar o papel de outrem; posições de poder estratégico, físico, místico; os últimos sobreviventes, ou parte de uma comunidade de lutadores. Através destes avatares, podemos assumir uma personalidade que não nossa, e reinventarmo-nos. Assimilar novas ideias, novos hábitos, tal como faríamos em criança. Absorver o mundo fictício, ou dele retirar apenas o que nos auxilia no mundo real. Nas palavras empregadas por Sherry Turkle, online life emerged as an “identity workshop”; ou seja, o mundo online surge-nos como uma verdadeira ferramenta de melhoramento pessoal na ponta dos nossos dedos.

Beatriz de Sousa Ferreira


Calendário

Maio 2015
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: