Luzes, Câmara.. Ação?!!

Talvez por ter nascido numa geração onde a gravação de video já estava vulgarizada, não consigo imaginar o mundo sem esta forma de arte e de comunicação social, talvez a mais importante e usada nos dias de hoje. Mas nem sempre foi assim.

O movimento representado numa gravação de vídeo é, nada mais, nada menos do que a junção de várias fotografias tiradas consecutivamente, pelo que se pode considerar que a câmara de filmar é directamente descendente da câmara fotográfica. A ideia de “imagem em movimento” maravilhou o mundo e rapidamente se foram desenvolvendo mais e melhores técnicas e equipamentos, tendo também levado à criação do cinema, que fez chegar esta ideia ao público em geral.

Os primeiros filmes envolviam poucas ou nenhumas técnicas cinematográficas e movimentos da câmara e apenas por volta de 1910 os actores começaram a ser valorizados pelo seu trabalho. O som só foi introduzido no cinema em 1927.

Até aos dias de hoje, a indústria cinematográfica desenvolveu-se de forma predominante, tanto no que toca às técnicas como aos equipamentos.

Só por volta de 1976 é que o cinema chega à casa das pessoas, com o sistema VHS (Video Home System).

VHS-cassette.jpg

Mais tarde, no final dos anos 90, foi introduzido o DVD, inserido já na chamada era digital.

Actualmente, somos sufocados pelo poder que o video exerce nas nossas vidas. Tornou-se um meio de massas, acessível a todos, bastando para isso ter um simples telemóvel. O video, tornou-se portanto, a forma mais fiável de presenciar tudo aquilo que se passa no mundo, sem realmente lá estar, graças à democratização do aparelho de filmar, todos somos hoje capazes de rapidamente captar momentos únicos, partilha-los na Internet, e torna-los acessíveis ao resto do mundo em poucos minutos. Todos podemos ser realizadores ou jornalistas através da gravação de vídeo.

João Resende


Calendário

Abril 2015
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: