Netspeak

David Crystal desenvolveu o conceito de netspeak ao investigar o impacto que a internet tem na linguagem. Netspeak é a linguagem virtual que, inicialmente, começou por ser utilizada na internet, maioritariamente nas redes sociais e, posteriormente, a sua utilização passou a ser efectuada também nas mensagens de texto (SMS). O conceito anteriormente referido tem como objectivo facilitar a comunicação, a linguagem virtual é simplificada, na medida em que torna a comunicação mais rápida e flexível. Nas redes sociais e nas mensagens de texto assiste-se a um cruzamento da escrita e da oralidade, o que se sucede nesses ambientes é uma conversação em forma escrita mas com traços da oralidade. A abundância de comunicação é intensa e o ambiente informal atrai uma linguagem mais próxima da oralidade. Algumas das expressões da linguagem virtual tornaram-se tão triviais que passaram a ser usadas na linguagem oral do nosso quotidiano.

Caracteriza-se por ser uma linguagem carregada de abreviaturas, assim como emoticons (junção de emotion + icon que se traduz por uma sequência de caracteres tipográficos) e, emojis (palavra que significa “pictograma” em japonês que seleciona várias imagens incluindo animais ou objectos).

facebook-chat-emoticons
emoticons

emoji-facebook-590x354
emojis

Numa conversa presencial, é possível fazer uma breve análise comportamental do sujeito e, por exemplo, associar o que este diz às suas expressões faciais ou corporais para que, desta forma, se conclua qual o verdadeiro intuito ou significado daquilo que acabou de proferir. Os emoticons e os emojis contribuem para a demonstração de sentimentos ou emoções numa conversa virtual, uma vez que, a escrita usada na internet não permite facilmente sintetizar as emoções. Ambos servem para que o interlocutor exprima as suas emoções ou evite situações inconvenientes, como a de ser mal interpretado.

O netspeak e todos os aspectos que se integram no mesmo, é um processo de transição ou metamorfose entre os novos média e a linguagem. Esta temática tem dado origem a estudos e pesquisas importantes relacionadas com a nossa conjuntura na sociedade da informação.

Joana Valente


Calendário

Maio 2015
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: