Humanos 2.0

Os dispositivos digitais estão constantemente a ser usados pelo ser humano, fazendo com que possam ser considerados extensões da mente humana.

É quase impensável para nós sairmos de casa sem o telemóvel, isto porque sabemos que durante o dia-a-dia precisaremos de comunicar com alguém, fazer uma pesquisa no google, jogar os nossos jogos favoritos ou até mesmo actualizar os nossos perfis nas redes sociais, e por isso podemos, ainda mais do que uma extensão, denominar este dispositivo de melhoria da mente humana. Isto porque nos dá capacidades que não possuímos naturalmente. Possuir um dispositivo como um smartphone dá-nos imediatamente o poder de comunicar a longas distâncias, de fazer uma viagem rápida para algum destino cujo caminho nos seja desconhecido, de procurar solução para quase qualquer problema na internet, ou mesmo fazer uma compra e pagá-la, em qualquer lugar do Mundo.

O mais recente exemplo desta utilização dos dispositivos como extensão da nossa mente é o Smartwatch. Os smartwatches são dispositivos móveis, com a forma de um relógio de pulso, com a capacidade de fazer quase tudo o que os telemóveis, tendo ainda a capacidade de “trabalhar” em conjunto com estes últimos, podendo ser usados para atender as chamadas que fazem para o nosso telemóvel e também receber e enviar mensagens.

O facto de este dispositivo ter a forma de um relógio é um indicador claro do quanto estamos ligados aos nossos dispositivos, introduzindo-os até no nosso vestiário.

Podemos, portanto, concluir que os nossos dispositivos fazem parte de nós, modificando as nossas práticas diárias e ajudando-nos a superar-nos a nós próprios, oferecendo-nos habilidades que há 20 anos atrás seriam impensáveis.

João Resende


Calendário

Maio 2015
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 984.801 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros subscritores