Hipermediacia vs Imediacia

A cada dia que passa, em cada upgrade  que os objetos tecnológicos que fazem parte do nosso dia a dia sofrem  mais eles vão aparentemente desaparecendo .

Cada vez mais a imediacia esta presente nas nossas vidas .

Os telemóveis estão cada vez mais finos e até transparentes os computadores portáteis ou fixos  assim como os tablets seguem o mesmo caminho estando cada vez  mais leves, mais finos  deixando de ter aquela moldura a volta do ecrã passando a ser tudo ecrã  as teclas desapareceram ,, tudo isto em nome  de uma evolução logica  que quer fazer com que o meio se torne invisível.

Hoje quando jogamos um  videojogo  ou quando vemos um filme  numa televisão das mais recentes / modernas  parece que somos transportados para aquele mundo e que passamos a fazer parte de toda a ação que esta a decorrer,  isso acontece  exatamente porque as televisões  tem écrans cada vez mais panorâmicos e alguns deles já tens a tecnologia 3D  que torna tudo ainda mais real.

Temos televisões que de tao finas que são e com toda a tecnologia que têm mais parecem pequenos portais que nos podem transportar para onde quisermos bastando para isso premirmos um botão.

No momento em que premirmos o botão começamos uma viagem que só acaba quando voltamos a premir o botão e desligamos a televisão, nessa altura voltamos a realidade!

Isto é a imediacia.

Mas há coisas que não mudam e na minha opinião não podem nem devem mudar.

Na hipermediacia, quando vamos ver uma peça de teatro , os atores estão la  ou próprio teatro , cenário tudo esta la e embora os atores seja excelentes ,  e nos possamos sentir de algum modo enredados / envolvidos na peça e em toda a sua historia , nunca perdemos a verdadeira noção de onde estamos , nunca perdemos a noção do espaço que nos rodeia .

Quando vamos ver uma exposição de pintura, por mais que apreciemos a obras expostas , a presença  das telas , das molduras  e das marcas de pincel ,danos a ver o meio a “janela “.

A imediacia está cada vez mais presente nas nossas vidas , fazendo desaparecer as janelas que nos separam do que nos estamos a ver, mas depois temos a hipermediacia que nós da a ver a tal janela  e que nos lembra da sua presença e do que nos separa daquilo que estamos a ver.

E apesar de todas as evoluções que existem e as que ainda virão nos nunca devemos perder por completo a noção de onde estamos e acho que esse é um dos papeis que a hipermediacia tem.

Luis Santos

Anúncios

Calendário

Abril 2015
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Estatística

  • 616,553 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: