A Máquina de Escrever

A invenção da máquina de escrever revolucionou a sociedade e todos os segmentos ligados á escrita até então feita de forma manual. Inventada e desenvolvida na segunda metade do século XIX, contribuíram para o desenvolvimento das comunicações da época e, também, para a entrada da mulher no mundo dos negócios.

Até então a escrita era feita manualmente, maior parte do conhecimento transmitido ao longo dos séculos era feito através da escrita manual ou mais tarde com tipografia que vai ser um estímulo à máquina de escrever, e por si mais tarde ao teclado e sucessivamente ao computador. O alcance de novas etapas de conhecimento e de desenvolvimento despertam o desejo nos inventores e colaboradores de criarem um forma mais rápida e acessível de transmitir conhecimento e informação através da escrita.

Já na segunda metade do século XX, com a introdução das máquinas de escrever portáteis e das elétricas, a máquina de escrever mais desenvolvida e sofisticada, torna-se rápida, silenciosa, prática e ao alcance de todos.

No fim do século XX as máquinas de escrever já fazem parte da generalidade das empresas e na utilização doméstica. A máquina de escrever difundiu-se com a expansão do setor comercial e serviços, nas repartições públicas, nos bancos e nos escritórios, pela necessidade de uma maior rapidez e uniformidade da escrita contribuindo para o desenvolvimento económico e social.

Tornou-se indispensável no mundo dos negócios e surgiu como um instrumento das novas oportunidades de emprego, sobretudo da emancipação da mulher no mercado de trabalho.

O formato QWERTY das antigas e máquinas de escrever, que ainda hoje está presente no nosso computador ou telemóvel é um meio essencial de comunicação e interpretação.

Daniela Lages Fernandes

maquina01_large


Calendário

Abril 2015
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: