Hiper-Imediacia

Os conceitos de imediacia e hipermediacia, desenvolvidos por Bolter e Grusin podem estar interelacionados embora provocando resultados desiguais. 
Se o meio está contido em si mesmo e pratica uma ocultação desse mesmo meio estamos diante da imediacia, em que a mediação exerce uma lógica de transparência capaz de absconder as suas componentes materiais tornando-as invisíveis ao seu utilizador. O espaço visual corresponde então ao espaço real. 

O contrário, onde é operativa a exposição do meio e da sua materialidade e exige uma interação mais presente do utilizador, corresponde à hipermediacia. 

Estes efeitos atuam em determinados meios como por exemplo na pintura, onde as técnicas de perspectiva permitem uma submersão sobre o que estamos a ver, tal como os jogos de luz e cor que permitem a formação de uma imagem que se transpõe para um espaço real. 

Mas se o processo criativo estiver perceptível e a própria pintura autônoma, sendo esta capaz de contrariar o realismo, podemos estar a favorecer a presença da hipermediacia e de uma transparência dos meios utilizados para a sua criação. 

Helena Bastos 


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