O Meio é a Mensagem

O Meio é a mensagem, McLuhan argumenta que as tecnologias não são apenas que as pessoas utilizam, mas são os meios pelos quais as pessoas são reinventadas.

O meio transporta consigo a mensagem que causa um impacto global na sociedade, nas práticas e nos padrões de pensamento. A mensagem é o que causa mudança na sociedade e por sua vez o meio é a mensagem, pois sem o meio não existiria mensagem e concessivamente mudança. O meio afeta a sociedade em que ele desempenha um papel e não pelo conteúdo fornecido por ele mas pelas características do mesmo.

A exemplo da eletricidade o conteúdo da mesma é fornecer luz, iluminação no entanto a sua essência e mensagem real sustem algo mais complexo do que simplesmente iluminar, que teve e tem impacto na nossa sociedade e que veio permitir a evolução social, sem eletricidade (a base da sociedade tecnológica) a sociedade não estaria tão evoluída. A velocidade instantânea da eletricidade compreende a simultâneo a evolução digital, a evolução meios de comunicação e a evolução dos meios de transporte, a mensagem não passa pelo conteúdo mas sim pelas ligações que são possíveis através do uso d conteúdo sendo a mensagem real do meio e o meio em si o impacto exercido na sociedade.

O principal argumento McLuhan elaborado em “O Meio é a Mensagem” é de que as tecnologias exercem uma força de mudança sobre o conhecimento e as práticas vigentes (da sociedade em que estão inseridas) o que por sua vez afeta a organização social: mudança nos nossos hábitos o que tem repercussões nas interações sociais.

A tecnologia contribui e tornou possível a maioria das tendências mais marcantes como o individualismo, o capitalismo, a democracia, o nacionalismo, … A mensagem do meio produz novas formas de pensamento que vem a influenciar a nossa sociedade, sendo esta uma sociedade tecnológica.

earthlights2_dmsp_big

Daniela Lages Fernandes


Calendário

Maio 2015
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: