Questões Acerca dos Meios

O meio é a mensagem, diz a máxima de Marshall McLuhan. O meio é a massagem, diverge uma simplificada e humorosa edição da Penguin Books, publicada pela primeira vez em 1967, para divulgar a mesma ideia às massas que consideravam o original demasiadamente intricado para ser compreensível. De facto, esta pequena frase aparece-nos como suma da doutrina de McLuhan; e em cinco breves palavras, o teorizador canadense convida-nos a observar os meios de comunicação como algo mais que meras ferramentas, alterando talvez de forma definitiva a nossa relação com os mesmos.

Tomemos como exemplo a banalização do smartphone, que nos acompanha de forma tão presente como se de uma extensão do nosso corpo se tratasse. O smartphone é o exemplo máximo do paradigma de transmissão imediata de informação dos nossos tempos: onde quer que estejamos, basta uma simples ligação à rede para termos as principais fontes de informação a nível global na palma da mão. E até desligados da rede podemos consultar determinadas aplicações, ler ebooks, revisitar informação previamente descarregada; não que estar ligado seja tarefa difícil, pois as redes wifi são cada vez mais ubíquas nas nossas cidades.

Mas se um meio tão pequeno é capaz de uma transmissão de dados tão avassaladora, que dizer do seu impacto enquanto aparelho móvel e omnipresente na nossa sociedade? Não terá a sua mera existência mais peso na nossa conceção do universo do que a sua utilização propriamente dita? É que muitas vezes damos por nós a ignorar todas as potencialidades dos novos média, toda a sua capacidade de transmissão e armazenamento da informação, em troca de um uso mais dedicado ao entretenimento e à comunicação. Não será, então, mais marcante para a sociedade as inúmeras possibilidades trazidas pelos novos média do que as mensagens que neles trocamos?

São estas algumas das questões que McLuhan nos faz ponderar, mantendo sempre presente que, por vezes, até os grandes teorizadores se enganam.

Beatriz de Sousa Ferreira


Calendário

Maio 2015
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 984.801 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros subscritores