“Remediação é a lógica formal através do qual novos média reformam as formas de média anteriores”

“Remediação é a lógica formal através do qual novos média reformam as formas de média anteriores”

Hoje em dia cada vez há mais novos média, e todos eles tiveram uma base, um molde, algo em que se basearam para fazer estes novos média. É mais ou menos isto que Bolter e Grusin querem dizer quando falam em remediação. A remediação é quando o conteúdo de um meio é representado noutro meio, ou seja quando o novo meio é baseado noutro como por exemplo, o conteúdo da imprensa é a escrita.

A remediação nos dias de hoje é bastante usada, a meu ver, da fala foram buscar o telefone, e do telefone as videochamadas, que toda a gente usa, pois vivemos num tempo em que as famílias, os amigos, estão separados, ou em países diferentes ou em cidades diferentes devido ao trabalho. A remediação que foram fazendo ao longo dos anos ajudou a que esta comunicação distante seja possível, ajudou a manter a comunicação, não só a comunicação como a visualização dos nosso familiares e amigos.
Há outros exemplos como o da pintura, da pintura passámos para a fotografia, da fotografia para o vídeo, e estes dois, a fotografia e o vídeo podemos encontrar no telemóvel, na verdade no telemóvel encontramos grande parte dos novos média, na minha opinião o telemóvel é o dispositivo que mais usou a remediação e que é mais remediado, pois de mês a mês temos novas versões, melhores que as anteriores, o telemóvel está constantemente a ser actualizado, a ser melhorado, a ser remediado. O computador por exemplo é outro exemplo pois tem imensos média, como a fotografia, o cinema, o rádio, os jogos, a escrita, a imprensa etc.

Há várias formas de fazer a remediação, podemos querer mostrar a diferença, podemos não mostrar a diferença, podemos copiar inteiramente outro meio e podemos também retirar várias coisas de vários meios, como o exemplo do computador e do telemóvel.

Bolter e Grusin dizem que a remediação é a principal característica dos novos média digitais, pois os médias que hoje existem, que todos nós usamos, todos eles tiveram um antecedente, algo que foi a fonte para estes novos média, como o facto do conteúdo da escrita da escrita ser a fala.

Ana Bento


Calendário

Maio 2015
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: