Outra Realidade

Cada vez mais, somos bombardeados com novos aparelhos que são lançados todos os dias, computadores topo de gama, telemóveis de última geração, televisões em 3D. Todos eles cada vez mais evoluídos e transparentes com o objectivo de nos proporcionar a melhor experiência enquanto estamos a trabalhar com eles. Isso permite-nos como que nos teletransportar para dentro deles e esquecer tudo o que se passa à nossa volta.
Por outro lado, é impossível a completa absorção para dentro destes aparelhos pois o meio que nos rodeia está sempre presente e impede-nos a completa experiência de Imediacia. O ipad ficou sem bateria, a televisão passou para os anúncios, alguém nos chama para realizar algo, ou acontece algo nesse mundo que nos faz perder o completo interesse nele fazendo com que nos comecemos a aperceber do que se passa à nossa volta. Isso faz com que perceba-mos que na realidade estamos a olhar só para um aparelho electrónico e que na realidade não estamos noutra dimensão, Hipermediacia.
Isso acontece várias vezes quando estamos a jogar um jogo, ou até a ver um filme, estamos tão fixados no que estamos a fazer que todo o que está à nossa volta desaparece. O nosso mundo passa a ser o mundo virtual, nós mesmos passamos a ser virtuais, a nossa realidade passa a ser outra, Imediacia.
No entanto quando passa uma publicidade, ou o jogo acaba já começamos a ver o contorno dos aparelhos, apercebemo-nos que estamos sentados no sofá e o interesse naquele mundo electrónico começa a desaparecer e leva-nos outra vez para a nossa realidade, onde somos seres humanos e não algo virtual, Hipermediacia.
Pessoalmente assusta-me sermos tão absorvidos para a realidade electrónica que nos esquecemos completamente do mundo real, podemos ver os lados positivos, pois existem, as experiências que nos dão, o tempo só para nós. No entanto estamos a perder o nosso mundo, estamos a perder o que se passa à nossa volta e o que é na realidade importante.

Bruna Ferreira


Calendário

Maio 2015
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 984.802 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros subscritores