Alone Together

“Technology (…) catalyzes changes not only in what we do but in how we think”

Sherry Turkle

alone-together

As tecnologias ao longo dos anos têm vindo a alterar os nossos hábitos e a nossa forma de pensar, de refletir e de perceção.

Sherry Turkle uma professora de Estudos Socias e Ciência da Tecnologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, foca-se na pesquisa sobre a psicanálise e interação humana-tecnologia. Já escreveu vários livros em que estuda a psicologia das relações humanas com tecnologia, especialmente no domínio da forma como as pessoas se relacionam com os objetos digitais.

No início das suas pesquisas Sherry concentrou-se no modo de como os seres humanos se relacionavam com as tecnologias e como se projetavam nas mesmas, de certo modo e tal como a sociedade digital, as pesquisas de Sherry foram evoluindo ao longo dos anos, e se nos primeiros a questão era como entender as tecnologias e as nossas relações com as mesmas (o modo de interação, as mudanças causadas na sociedade e consequentemente como estas modificavam os hábitos e forma de pensamento) o último tema do seu livro Alone Together debruça-se sobre os limites da tecnologia e explora essencialmente onde a tecnologia nos está conduzindo e como a sociedade se está adaptar às novas tecnologias móveis (smartphones, computadores e outros aparelhos eletrónicos).

technology_texting

A principal reflecção é sobre a maneira como as interações pessoais tem vindo a ser afetadas pela tecnologia, e então surge a discussão de se a tecnologia será algo bom ou menos bom para essas mesmas relações. Acompanhado e sozinho, consecutivamente, parece ser o lema de hoje em dia que descreve a relação entre indivíduos e entre indivíduos e a tecnologia.

O desenvolvimento tecnológico e a invenção da Internet contribuiu para a inter-conectividade, deixando de existir a diferença entre estar online ou offline, e prevalecendo o fato de estarmos sempre online em todo o lado a qualquer momento, contribuindo para a extinção de momentos de reflexão individual e de momentos de interação pessoal clara sem nos conseguir-mos desconectar do nosso dispositivo digital, o que cria uma barreira entre um individuo e outro, reforçando um sentimento de alienação entre as pessoas e como as tecnologias representam sérias ameaças à nossa capacidade de nos relacionar-mos corretamente.

alone-together-03

Daniela Lages Fernandes


Calendário

Maio 2015
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: