O que acontece quando se grava o som?

     Um dia Edison inventou o fonógrafo, um dispositivo que gravava o som e o reproduzia, na altura em que foi inventado, não havia algo igual, apenas havia os fono-autogramas de Édouard-Léon, mas obviamente este dispositivo não teve o mesmo impacto que o fonógrafo teve.
Ouvir, reproduzir um som por uma máquina mudou tudo, a forma como se ouve, se sente a música, e também a forma como se partilha informação ou mesmo culturas. Com o fonógrafo foi possível levar a música para dentro de casas, foi possível levar a arte para dentro de casa, foi possível ouvir música sem que ela  esteja a ser tocada ou cantada por músicos, foi assim possível também, talvez uma magnificação da música em termos culturais, com o fonógrafo podiam gravar uma musica duma tribo africana e reproduzi-la nos Estados Unidos, quando que se o fonógrafo não existisse isso nunca existiria. Não só na música mas em tudo, podiam gravar o que quisessem e reproduzi-lo no outro canto do mundo. Mas para mim este dispositivo leva a algo maior que é os dispositivos que temos hoje em dia, onde podemos gravar tudo, estes dispositivos que hoje são uma grande ajuda em várias profissões.
Outra grande mudança que este dispositivo, o fonógrafo, trouxe foi a simplicidade de gravar a voz de uma pessoa, gravar a voz, talvez não seja algo tão espectacular para alguns, pois já estamos tão habituados ás tecnologias de hoje, maso facto de gravar a voz de uma pessoa e guarda-la é um tesouro tão grande, eu penso e tenho quase a certeza que há tanta gente, incluindo eu, que desejava ter gravado a voz de pessoas que partiram, este dispositivo mudou a forma como olhamos para o passado.
Ouvir a voz ou a música e reproduzi-la é algo que nos dias não achamos ser uma grande coisa, mas se de repente ficassemos sem essa possibilidade con certeza que o Mundo não seria o mesmo.

Ana Bento


Calendário

Abril 2015
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: