“ O telefone, a voz, o instante ”

Atualmente, nos tempos que correm, tornou-se banal a audição da voz de alguém que poderá se encontrar a milhares de quilômetros de distância. Contudo, seria de facto interessante, fazermos um exercício de incorporação, e encarnarmos a pele daqueles que pela primeira vez na História assistiram à propagação da voz num tempo e espaço que até então seria impensável que se verificasse. Certamente muitos terão ficado estupefactos com o “transporte” da voz, de um local para o outro, no momento instantâneo sem a presença física dos corpos em questão. O telefone, é assim, um dispositivo de telecomunicações que foi inventado com o propósito de transmitir sons por meio de sinais elétricos.Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo que esta é geralmente atribuída a Alexander Bell.
Contudo recentemente a invenção foi concedida como uma criação de Antonio Meucci, ( por volta de 1860 ) , sendo que esta se deveu a uma necessidade de comunicar com a sua esposa. Contudo em Portugal a
primeira experiência com o telefone deu-se só a 24 de Novembro de 1877, ligando Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa.
A voz, para além de uma fonte de transmissão de sentimentos, é um dos mais fortes indicativos dos traços da personalidade de alguém, e é acima de tudo o modo de comunicação por excelência, desde os primórdios, antes da escrita. A primeira grande emoção dos pais é quando os seus filhos começam a falar, como se a partir desse momento integrassem de facto a espécie humana. A condição de ser em permanente estado de comunicação é inerente ao Homem, sendo que o primeiro modo que utiliza para o expressar, e que o faz de uma forma mais pura é através da fala.
O modo como alguém se expressa está igualmente associado às emoções que está sentir naquele momento. O telefone veio possibilitar isso, quase como se trouxesse um pouco da alma com quem se estava a falar no momento. É difícil esconder ou manipular os sentimentos quando somos confrontados com eles no momento, sem maneira de os podermos amadurecer nem camuflar. Não podemos igualmente esquecer o facto do telefone possibilitar uma comunicação relativa ao instantâneo, possibilitando e facilitando não só a comunicação do foro mais pessoal, mas bem como a transmissão de notícias e acontecimentos de importância do foro universal.

telefone

Ana Francisca Cruz

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone


Calendário

Abril 2015
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: