Máquina Fotográfica: Digital vs. Analógica

Desde há muitos anos que o homem sentiu a necessidade de guardar vivências e momentos importantes da sua vida para além da memória, imortalizando-os em forma de um registo. Ao ser desenvolvida a fotografia muitas portas são abertas para novas formas de registo.

Hoje em dia existe quase uma máquina fotográfica em cada casa, mas nem sempre foi assim. É com a revolução industrial que começa a aparecer a profissão de fotógrafo e assiste-se a um grande avanço tecnológico que tem como consequência mudanças das técnicas e dispositivos fotográficos. Ainda assim, incialmente, a fotografia era usada para retratos e praticamente só usada por profissionais. Com o cada vez mais rápido avanço tecnológico começa a alargar-se a fotografia ao cidadão comum, melhorando e principalmente simplificando. Mas o ‘simples’ inicialmente era um ‘muito complicado’ para a maior parte das pessoas hoje em dia.

O analógico implicava conceitos básicos de utilização que iam bem para além de saber carregar num botão:  saber coordenar velocidades de obturação com a abertura do diaframa, focagem, etc.. O aparecimento do fotómetro simplifica bastante esta tarefa, e toda esta necessidade de simplificação – que ainda hoje é um dos grandes objectivos em qualquer meio ou dispositivo – vai-nos trazer a máquina digital, que hoje reconhecemos como a mais familiar.

A máquina digital veio trazer várias vantagens, como poder ser utilizada por qualquer pessoa, não exigir pré-conhecimentos e dar espaço para tirar uma grande quantidade de fotos sem custos posteriores de revelação. Ao mesmo tempo veio banalizar um pouco o acto de fotografar, tendo-se perdido um bocado a aura que existiu outrora.

Com o desenvolvimento da máquina digital aumentou a necessidade de hiper-realismo que já consegue ser satisfeita, e que põe de parte grande parte das máquinas analógicas.

Por outro lado há muito mais espaço criativo na fotografia analógica, e há cada vez mais quem queira voltar a estas máquinas, por se poder ‘brincar’ muito mais com a imagem através dos mecanismos de funcionamento da máquina, que hoje em dia já são todos automáticos e standardizados. Para além disso, o efeito vintage que muitas delas dão à imagem devido ao seu uso e degradação é apreciado por muitos. E é outra coisa pegar numa fotografia, é um objecto que tem uma aura só por si.

Mª Inês Carvalhal


Calendário

Junho 2010
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 984.469 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros subscritores